22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

II Simpósio Nacional sobre HIV-AIDS tem inscrições abertas

O simpósio ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h nos dois dias. O público-alvo são profissionais e acadêmicos da área da saúde

II Simpós0io Nacional sobre HIV-AIDS tem inscrições abertas (Imagem: Reprodução/Freepik)

A Prefeitura de Guarapuava e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria de Saúde, promovem o II Simpósio Nacional sobre HIV-AIDS. As inscrições já estão abertas e o simpósio será nos dias 25 e 26 de junho, no Auditório Francisco Contini, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Campus Santa Cruz.

De acordo com as informações, quem tiver interesse precisa fazer a inscrição pelo site de eventos da Unicentro. O simpósio ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h nos dois dias. O público-alvo são profissionais e acadêmicos da área da saúde. O objetivo é formar uma “linha de cuidado” às PVHIV (Pessoas Vivendo com HIV).

As inscrições vão até o dia 15 de junho para estudantes, professores e profissionais apresentadores. Ou até o dia 26 de junho para o público em geral, estudantes, professores e profissionais ouvintes. A programação oficial estará disponível em breve no site.

Conforme a enfermeira e coordenadora do SAE, Ângela Maria de Camargo, “o SAE vem desenvolvendo vários projetos de educação em saúde e projetos de prevenção como: Humaniza Guarapuava, que faz o cadastramento de unidades e profissionais do sexo, com foco na orientação, prevenção, tratamento e acompanhamento de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)/AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e hepatites virais.”

SELO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, o município foi o primeiro do Brasil a receber um duplo selo do Ministério da Saúde. Dessa forma, comprova a eliminação da transmissão vertical do HIV e da Sífilis nos últimos 10 anos.

Além disso, houve um aumento progressivo na testagem rápida e, consequentemente, novos diagnósticos. Também na adesão à PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Aumentou também o uso da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que é uma tecnologia do conjunto de estratégias da Prevenção Combinada. Assim, o principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida, e outras profilaxias. Além de aumento no resgate de paciente HIV+ em abandono de tratamento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo