22/08/2023



Cotidiano Paraná Política

Iluminação na ALEP celebra o ‘Orgulho Gay’ em combate à homofobia

A iluminação nas cores do arco-íris é uma proposição dos deputados Luiz Claudio Romanelli e Goura, contra a discriminação

alep

Conforme a

As cores  do arco-íris tomem conta do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná na noite desta segunda (28). Nesta data celebra-se o Dia do Orgulho LGBTQIA+, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o combate à homofobia. Assim, a Alep defende a construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente de gênero.

Conforme a Alep, a ação foi proposta pelo primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo deputado Goura (PDT).

Conforme disse Romanelli, a Casa se junta a essa pauta para reafirmar que o combate à homofobia e outras formas de preconceito deve ter respaldo do Legislativo.

Certamente a sociedade paranaense e brasileira avançaram muito, mas ainda temos casos de preconceito que precisam ser combatidos e os direitos respeitados. Essa iluminação é uma forma simbólica de dizer que a luta por igualdade, respeito e justiça tem apoio da Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado Goura lembra que o Brasil é um dos países que mais mata LGBTQIA+. Ele defende que esse enfrentamento se torne constante. “Não apenas no dia de hoje, mas exigir um esforço da nossa geração, de todas as gerações que aqui estão. Para que nos próximos anos tenhamos uma sociedade na qual a gente possa se orgulhar, onde os índices de violência diminuam sensivelmente”.

“O Brasil tem índices assustadores, vergonhosos de violência contra cidadãos e cidadãos LGBTQIA+.

 

ORIGEM DO DIA

O Dia do Orgulho LGBTQIA+  criado e celebrado em 28 de junho se traduz numa homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos. A Rebelião de Stonewall Inn em 1969, marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York. Essa repressão ocorria em bares frequentados por homossexuais. Eles eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

Assim, a partir desse acontecimento vários protestos surgiram em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay começou no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

Conforme a origem, a Revolta de Stonewall Inn surge como o ‘marco zero’ do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo