Na última quarta-feira, dia 8, a cidade de Imbaú, na região centro-sul do Paraná, completou 14 anos e comemorou os primeiros resultados do Programa de Desenvolvimento Municipal, projeto-piloto do Sebrae/PR que objetiva transformar o território melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
O Programa, que conta com a parceria da Prefeitura de Imbaú e do Sistema Fecomércio/PR, tem duração média de dois anos e foi estruturado para impulsionar os níveis de emprego, renda e qualidade de vida em quatro municípios paranaenses: Imbaú, Bom Sucesso do Sul, Carlópolis e Munhoz de Mello.
A comemoração oficial do aniversário de Imbaú ocorreu na avenida principal da cidade e foi animada por 45 integrantes da fanfarra da Escola Estadual Tranquedo Neves e outros estudantes que fizeram apresentações e desfiles.
Desde agosto de 2009, o Programa desenvolve na localidade, encontros, programas, soluções e capacitações para as lideranças locais. Todas as ações do projeto são coordenadas por uma governança local, grupo que reúne representantes do poder público, iniciativa privada, entidades e pessoas da comunidade de Imbaú.
Os resultados vêm mudando a realidade econômica e empresarial, conforme observa o prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira. "Estamos muito satisfeitos com o envolvimento da comunidade no planejamento do futuro município. Notamos o progresso das pessoas e o interesse delas em levantar as dificuldades e buscar soluções."
Alcino Ataíde Mendes Batista, vice-prefeito de Imbaú, já percebe mudanças motivadas pelo Programa de Desenvolvimento. "O comércio está mudando. O atendimento está cada vez melhor e os empresários aprenderam a confiar no Sebrae/PR e a buscar as soluções da entidade para aprimorar os negócios. Todos ganham com isso", constata.
Desafios
Para que o desenvolvimento local se concretize, a governança local identificou e vem buscando saídas para questões prioritárias, como a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê benefícios para empresas de pequeno porte; o fortalecimento do associativismo; maior geração de renda e oportunidade no agronegócio; melhoria do comércio local e solução de aspectos relativos a trânsito e transações bancárias.
Andrea Silveira, agente voluntária de desenvolvimento local, diz que assumiu a função após passar pelo treinamento Empretec, projeto para desenvolvimento de comportamentos empreendedores. "Decidi me doar para que o futuro da cidade seja mais próspero. Junto do Comitê Gestor, atuamos para regulamentar a Lei Geral e uma das primeiras ações efetivas será a inauguração da Sala do Empreendedor, um serviço para facilitar a abertura e formalização de negócios e empresas individuais", adianta.
O representante da Câmara de Vereadores, Cassimiro Pinto Martins, nota que o principal desafio da Lei Geral é motivar a formalização de empreendedores. "A informalidade é bem presente em nosso município. Nosso papel é levar conhecimento e conscientizar a comunidade para as vantagens da formalização e o crescimento que isso permite", relata.
Integrante do Comitê de Desenvolvimento do Município, o empresário Rosney Casturino Vieira é um dos articuladores para a instalação de uma agência bancária em Imbaú. A carência do serviço obriga os moradores a se deslocarem para a cidade vizinha, Telêmaco Borba. Uma das consequências disso, é que a população acaba fazendo suas compras naquele destino, deixando de gerar renda em Imbaú.
O empresário e outros voluntários criaram ainda uma comissão para o trânsito, que trabalha para propiciar um lugar mais apropriado para os feirantes, que, atualmente, comercializam seus produtos na rodoviária e que atua para melhorar a sinalização e a padronização das lombadas. "As lideranças de diferentes setores de Imbaú estão engajadas para o desenvolvimento. Essa união é positiva e acelera o êxito das ações. Fico feliz em saber perceber que estamos seguindo no caminho certo", destaca o empresário.
Hamilton Moreira Santos, membro do Comitê Gestor para o desenvolvimento de Imbaú, aponta os principais desafios do município. "No momento, nosso esforço é para trazermos uma agência bancária para a cidade e facilitar o acesso da população a esses serviços, evitando o deslocamento para o município vizinho e a geração de renda para o comércio de lá", analisa.
Auriulino Alves Moraes, mais conhecido como Chocolate, é morador do assentamento Guanabara e participou do Negócio Certo Rural, programa que orienta o empreendedor rural no planejamento de negócios para a agricultura familiar, uma dentre as dezenas de ações promovidas em 2010 pelo Programa de Desenvolvimento. "Acredito que, paralelamente à formação política dos cidadãos, devemos buscar conhecimento técnico para melhorar a atividade rural e ter mais renda. O curso foi muito proveitoso."
Próximos passos
O consultor do Sebrae/PR e gestor do Programa de Desenvolvimento Municipal, Alessandro da Silva Rocha, explica que uma das propostas da iniciativa para 2011 é que a cidade estabeleça parcerias com grandes empresas, para apadrinhamento de projetos que realmente tragam benefícios para o município em fase de desenvolvimento. Segundo ele, a ideia é que, na medida em que ganhe autonomia e progrida, com próprios recursos, o grupo de voluntários evolua, no futuro, para a criação de uma agência de desenvolvimento. "O Programa visa transformar a cidade, inclusive em aspectos urbanísticos. Todas as ações desenvolvidas objetivam despertar o empreendedorismo e mostrar o potencial do município", assinala o consultor.
No próximo ano, continua Alessandro da Silva Rocha, "vamos fortalecer, primeiramente, a governança local e, na sequência, trabalharemos o associativismo e cooperativismo entre os comerciantes, agricultores, enfim, com toda a comunidade e setores". "Também avaliaremos projetos de turismo rural, dentro do potencial existente, buscando inserir o município no projeto de regionalização do turismo", enfatiza.
Ao final da cerimônia oficial de aniversário de Imbaú, os habitantes do município foram convidados a degustar um bolo de 14 metros, que, a cada ano comemorado, aumenta 1 metro.
Concurso cultural
Uma parceria entre o Sebrae/PR, a Secretaria de Educação de Imbaú e diretores de escolas da rede pública garantiu a realização do Concurso Cultural "Qual o futuro que você deseja para o seu município?", destinado a estudantes do ensino fundamental. A iniciativa registrou 537 inscrições de estudantes, em Imbaú.
O Concurso Cultural foi dividido em duas categorias: desenhos para alunos de 1ª à 4ª séries e frases, para alunos do 5ª à 9ª séries. Os autores dos três melhores trabalhos, em cada categoria, foram premiados durante a cerimônia de comemoração do aniversário de Imbaú. Confira os vencedores. O primeiro colocado, em cada categoria, recebeu como prêmio um computador; o segundo, uma câmera digital e o terceiro um aparelho reprodutor de Mp3.
Categoria Frases de 5ª à 9ª séries
1º lugar: Marcela Bruna Dias Nocêra, com a frase "Que o Imbaú tenha uma educação de qualidade, para formar pessoas capazes de transformá-lo".
2º lugar: Liliane Dominguês, com a frase "Investimento na educação, pois as crianças de hoje serão os profissionais de amanhã!".
3º lugar: Bruna Santos Koitih, com a frase "Desejo um município mais seguro sem desemprego e com mais educação e cultura para nós Imbauenses".
Categoria Desenhos de 1ª à 4ª séries
1º lugar: Evelin Alves Teixeira.
2º lugar: Gabriel Antunes Rodrigues.
3º lugar: Cinthia da Silva