22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

IML de Guarapuava terá quatro médicos legistas e mais funcionários

Para designação de novos servidores, Bernardo Carli interviu recentemente e impediu que IML de Guarapuava ficasse desfalcado

(Foto: Matheus Buongermino/RSN)

A governadora Cida Borghetti (PP) participou da posse dos  170 servidores para atuar nas 18 unidades do Instituto Médico Legal (IML) e no Instituto de Criminalística do Paraná. A posse dos profissionais, que passaram em concurso público homologado em 2017, foi feita durante a quinta reunião de integração das Forças de Segurança do Estado, que aconteceu na nova sede do IML de Curitiba.

Em Guarapuava, a partir do dia 11 de agosto, a unidade passará a contar com quatro médicos legistas, cinco ajudantes para recolhimento e translado de cadáveres e três auxiliares de necropsia, reduzindo o atual número que é de cinco. De acordo com o coordenador do IML em Guarapuava, Obadias de Souza, os atuais servidores sairão no dia 31 de agosto, data em que vence os contratos de admissões. As exceções ficam por conta do médico Erik Diegues e do próprio Obadias. Erik foi aprovado no último concurso, enquanto Obadias já está no quadro fixo do IML há anos.

Apesar das novas nomeações, a situação no IML de Guarapuava ainda será deficitária. Responsável pelo atendimento de 24 municípios, o instituto necessitaria de oito médicos legistas, estagiários e mais funcionários na área administrativa que hoje possui apenas uma servidora.

Emitimos 2,3 mil laudos por ano e esse trabalho é feito por uma pessoa, que também desempenha outras atribuições.

Em entrevista ao Portal RSN, Obadias disse que já solicitou estagiários à prefeitura. “Nos ajudaria muito no nosso dia a dia”. O IML de Guarapuava possui, atualmente, seis câmaras frias individuais.

LEGADO DE BERNARDO

Atuação política do ex-deputado estadual Bernardo Ribas Carli é uma marca no IML de Guarapuava. Inicialmente, a unidade teria o número de novos servidores inferior ao atual, inclusive, nas nomeações de médicos legistas. Porém, a intervenção de Bernardo junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública e a governadora Cida Borghetti reverteu essa situação. Em vez de dois, agora serão designados quatro.

“O deputado Bernardo estava nos socorrendo a todo o instante. Agora não sei a quem recorrer”, lamenta Obadias.

Bernardo faleceu em acidente aéreo no final da manhã do último domingo (22).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo