22/08/2023
Geral

Implantação agiliza vendas

imagem-88429

Texto exclusivo para a RSN

Existem momentos decisivos na trajetória de crescimento de qualquer negócio. É preciso adotar mudanças e realizar adaptações para acompanhar o andamento de seu segmento sem ficar para trás.  No entanto, a adoção de novas ferramentas e tecnologias na rotina de trabalho ainda assusta alguns empreendedores do atacado e do varejo.

No caso de pequenos e médios estabelecimentos comerciais, a implantação dos sistemas de código de barras será, em pouco tempo, unânime, e isso vai beneficiar – e muito – o andamento dos negócios.

Mais agilidade, menos transtornos

Um dos fatores que mais estressam os clientes de um estabelecimento são as filas. Por mais eficiente que sejam os operadores de caixa, em dias de grande movimentação haverá um gargalo no atendimento. Isso desestimula o retorno das pessoas para possíveis compras no futuro. Ou ainda, em casos mais extremos (e não tão raros assim), a fila faz os mais apressados desistirem de levar o produto, por mais que ele seja necessário.

Nesses casos, uma mudança simples e que soluciona a questão de uma vez é a adoção de um sistema de código de barras, que reduz consideravelmente o tempo gasto no caixa para processamento da compra, diminuindo também o tempo de espera nas filas.

Além disso, as informações sobre o produto são captadas em tempo real e eliminam quase por completo as chances de erros de digitação. Dessa forma, quem gerencia as vendas pode contar com informações cada vez mais apuradas para trabalhar. 

O que ainda pode causar alguma resistência na adoção do sistema é a necessidade de investimento. No entanto, existem muitas opções no mercado de leitores de código de barras que atendem necessidades de empresas de diferentes portes, com faixas de preço variadas, (veja aqui).

Em uma época em que quase todos os consumidores utilizam aparelhos de celular capazes de efetuar a leitura de códigos para pagamentos de contas, deixar um negócio à mercê do registro manual de dados pode atrasar a evolução e o crescimento do empreendimento, afinal, ninguém quer perder cliente e nem passar uma imagem de que não está atualizado em relação ao mercado de atuação.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.