22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Imposto de Renda pode ser destinado a projetos sociais em Guarapuava

Os contribuintes podem doar parte do imposto e ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de idosos

Alzheimer (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os contribuintes podem doar parte do imposto e ajudar projetos de Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os contribuintes de Guarapuava podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais. A doação ocorre por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarapuava (FMDPI). Em 2023, a declaração de Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio, mas as doações podem ser feitas a qualquer momento.

Dessa forma, a opção permite aos contribuintes doar para projetos sociais, de pesquisa e obras que possibilitam a recuperação, tratamento ou readaptação de menores em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as contribuições abrange projetos que garantem os direitos do idoso e o envelhecimento digno.

De acordo com a secretária Executiva dos Conselhos Municipais da Assistência Social Jeane Ramos Silvério Garcia, os doadores também pode verificar a aplicação do dinheiro.

A destinação do Imposto de Renda para o FIA, por exemplo, traz ao contribuinte a oportunidade de visualizar onde o imposto está sendo investido. Eles podem ir até as entidades do projeto. Então, é uma forma de controle, por parte da sociedade, do uso adequado do dinheiro público. Ademais, contribui para a manutenção dos serviços que trabalham para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.

COMO DOAR

As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto durante o ano base. O prazo para doar termina no último dia útil de dezembro, podendo ser dinheiro em espécie ou em cheque. Mas atenção, o contribuinte deve fazer o depósito até  48h antes, devido ao tempo de compensação.

O valor a ser destinado deve ser projetado com base nos rendimentos e enquadramentos da tabela do Imposto de Renda e declarado no ano seguinte. Além disso, as pessoas físicas podem optar por destinar até 3% do imposto devido no momento da Declaração de Ajuste Anual referente ao ano base.

Já as pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda, excluindo o adicional, sob a forma de contribuição aos fundos. O contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Guarapuava. Em seguida, clique na aba ‘Banco de Projetos’, e selecione o projeto específico para o qual deseja destinar o imposto de renda.

Na mesma aba, há uma guia para o recolhimento. Se o contribuinte não tiver uma preferência, ele pode optar pela destinação tradicional, sem nenhuma indicação. Assim, o valor será aberto para Chamamento Público para acesso das entidades.

As guias específicas para o recolhimento podem ser geradas pelo sistema específico do IRPF ou IRPJ para a FIA (com conta na Caixa Econômica Federal) ou para o FMDPI (com conta no Banco do Brasil).

CONFIRA ABAIXO

FIA

  • Caixa Econômica Federal – 104
  • Agência: 0389
  • Opção: 006
  • Conta Corrente:00000437-0
  • CNPJ do FIA: 15.302.270/0001-24

FMDPI

  • Banco do Brasil – 001
  • Agência: 0299-2
  • Conta Corrente: 72406-8
  • CNPJ do FMDPI: 17.866.154/0001-63

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria Executiva dos Conselhos pelo telefone (42) 3142-0530. Por fim, a secretaria fica na rua Guaíra, 3074, Centro, anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo