22/08/2023
Geral

Imprudência no trânsito nas marginas da BR 277 preocupa Concessionária

imagem-32470

A duplicação de um trecho da BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava está praticamente concluída, segundo a concessionária que administra o Lote 04 do Anel de Integração, a Caminhos do Paraná. A obra, cujos investimentos totais ainda não foram apurados, mas que tinha previsão de investimento de mais de R$ 5 milhões, foi planejada a partir de um plano funcional discutido em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem e com a Surg, e veio para trazer mais organização ao trânsito e segurança a quem passa e mora na região.

Mas a concessionária identificou que, mesmo com o tráfego liberado em pista dupla e a sinalização implantada, moradores e condutores locais estão cometendo delitos de trânsito e ainda não e acostumaram com o novo traçado.

O assessor de comunicação da Caminhos do Paraná, Jefferson Dittrich, comenta que toda obra de grande porte provoca alguma resistência inicial. “Pela nossa experiência, é natural e esperado que as alterações decorrentes nos modos de ir e vir das pessoas, principalmente em uma obra de duplicação, provoquem a princípio certo estranhamento, como na recente obra de duplicação que realizamos na BR-476, na cidade de Contenda”, explica. Mas ele acrescenta que o fato de a obra não estar 100% finalizada não dá carta branca para imprudências e delitos de trânsito. “Percebemos que alguns realizam determinadas manobras proibidas por desconhecimento, mas a maioria tem feito deliberadamente, pela sensação de impunidade e com a desculpa de que ainda faltam detalhes a serem finalizados”. Ele acrescenta: “Realizar manobras proibidas pelo código só é permitido, mesmo em uma obra, se houver sinalização ostensiva que o indique, caso contrário, o código de trânsito é o que prevalece”.

Com a finalidade de buscar que a pista dupla, acessos e retornos passem a ser utilizados como deve ser, a concessionária procurou o apoio da Guaratran, que já iniciou, desde a manhã de ontem (10) trabalhos de fiscalização nas vias marginais e intersecções. Já a fiscalização da rodovia em si é competência da Polícia Rodoviária Federal.

A obra:

1) Duplicação de 1.300 m de rodovia;
2) Construção de 01 acesso em nível em frente ao Parque das Araucárias;
3) Construção de 04 alças de acesso as marginais;
4) Construção de 03 alças de saída das marginais;
5) Prolongamento da passarela;
6) Construção de 1.540m de terceira faixa, inseridas no final da duplicação, sentido Irati;
7) Construção de trevo em nível no km 341 (possibilitando retorno e acesso às marginais);
8) Construção de 219 m de bueiro;
9) Construção de 1300m de sarjeta;
10) Construção de 1055m de meio-fio;
11) Plantio de 7000 m² de grama;
12) Implantação de 02 abrigos para parada de ônibus;

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo