22/08/2023
Cotidiano Região

Inácio Martins deve receber ambulância do SAMU

imagem-136919

 Da Redação

Inácio Martins – Inácio Martins está entre os 28 municípios que devem receber atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Isso porque os municípios dos Campos Gerais assinaram um protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CIMSAMU).  

Para que a cidade passe a receber os serviços do Samu é necessário que seja elaborado um projeto de lei aprovado na câmara de vereadores para que seja criado o Samu Regional. O repasse para manutenção do Samu será feito pelo município, que deverá manter os custos com as viaturas, manutenção, salários de médico, paramédico, enfermeiro e motorista.  Cada município irá investir de acordo com o tamanho da estrutura montada para cada cidade.

Uma reunião realizada entre os prefeitos da região dos Campo Gerais deu início ao projeto para que o sistema seja implantado nos  28 municípios. Ao ser instalado, a população poderá acionar o SAMU pelo número 192 em cada município.

Com a criação do sistema será possível a unificação da rede de urgência e emergência, que passará a contar com resgate aéreo através de parceria com o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER). Ponta Grossa está trabalhando para instalar a quarta base do GRAER, que já possui unidades em Curitiba, Londrina e Guarapuava.

Os próximos detalhes sobre a implantação serão acertados em uma próxima reunião. O CIMSAMU será formado pelos seguintes municípios: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés, da 3ª Regional; Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, da 4ª Regional, e Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, da 21ª Regional.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.