22/08/2023


Geral Região

Inácio Martins pede socorro por ser o município mais frio do Paraná

imagem-134431

Da Redação

Inácio Martins – O inverno está chegando e a preocupação com quem necessita de um cobertor ou agasalho para suportar o frio da cidade mais alta do Paraná, também. Pensando nessas pessoas, o Provopar de Inácio Martins foi até Curitiba para reivindicar ajuda do Provopar Estadual para atendimento na Campanha do Agasalho Espalhe Calor 2017.  

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, também esteve presente no encontro e justificou seu pedido por se tratar do município que enfrenta as mais baixas temperaturas do Paraná. Ele foi recebido pela presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, na tarde da última segunda (22), na sede administrativa da instituição.

Benato comentou sobre o frio que acomete sua região. “No inverno enfrentamos um frio de aproximadamente 4ºC, mas já tivemos registros de 9 graus negativos com a sensação térmica de 20 graus negativos.”

Ele comenta ainda que “Inácio Martins, localizado na região centro-sul paranaense, é considerado o município mais frio do Paraná. Só este ano já saiu duas vezes na mídia nacional por conta dos altos índices pluviométricos, onde apresentou o valor de 133 milímetros, significando grande precipitação de água durante um curto período de tempo.”

De acordo com a presidente do Provopar de Inácio Martins, Eliceia de Campos Lopes, a Provopar Estadual doou 400 cobertores e alguns Kits maternidades para as mãe que participam do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ainda segundo Eliceia, a abertura da campanha Espalhe Calor 2017 do Estado do Paraná será em Inácio Martins com data a ser definida.

CAMPANHA PROVOPAR MUNICIPAL

Além do pedido de ajuda para o Provopar Estadual, o Provopar de Inácio Martins firmou uma parceria com os Correios da cidade no intuito de arrecadar agasalhos e cobertores para quem precisa. Para doa basta ir até os Correios, que fica na rua Rui Barbosa, número 622, no Centro de Inácio.

ESPALHE CALOR 2017

Desde que foi lançada em 2011, a Campanha do Agasalho Espalhe Calor já atendeu mais de 2,2 milhões de pessoas em todo Paraná, especialmente nas regiões mais frias. Tudo começou por iniciativa da presidente do Provopar Estadual na época, Fernanda Richa, que hoje é a atual secretária da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná. Ela trouxe para o Estado, a experiência de sucesso que teve em Curitiba com a campanha Doe Calor. E o nome Espalhe Calor é uma alusão ao crescimento que essa iniciativa teve em todo Estado.

O QUE É? COMO FUNCIONA? 

A campanha começa com a mobilização de parcerias, entre elas, empresas, comércio em geral, órgãos públicos, instituições, etc., para se tornarem postos de coleta de agasalhos e cobertores ou no caso dos bancos, é aberta uma conta para depositar o valor do cobertor novo, sendo mais uma opção de ajuda. Depois é feito um chamado geral para a população, através dos meios de comunicação, para que façam suas doações físicas ou em dinheiro. As doações de agasalhos e cobertores são comunicadas pelos parceiros, e uma equipe do Provopar Estadual passa coletando. Após, é feita a triagem das peças, separando o que está em bom estado de uso, em masculino, feminino e infantil. A partir disso, o repasse das doações para quem precisa já pode ser feito!

OBJETIVO 

O objetivo da campanha é atender, com a entrega de roupas, agasalhos e cobertores, às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo Paraná, especialmente nos municípios de baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, localizados nas regiões mais frias do estado, o chamado “corredor do frio”. Para receber as doações, as famílias devem estar cadastradas nos programas sociais do município em que residem. Toda captação, arrecadação e doações são entregues em eventos e divulgadas nos diversos meios de comunicação, para conferir a transparência da campanha, que envolve não só o Provopar Estadual, mas empresas parceiras e a sociedade em geral.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo