Inácio Martins e Irati estão entre os nove municípios paranaenses que receberão o projeto PlanificaSus. O programa será executado pelo Hospital Albert Einsten, de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
De acordo com o programa, lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior nessa terça (23) no Paraná, o objetivo é capacitar profissionais para o atendimento especializado. O trabalho será em conjunto com a atenção primária e pretende alcançar, principalmente, o público idoso. Entretanto, o tema será compartilhado com outras demandas da saúde.
Para o prefeito de Inácio Martins, e presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Júnior Benato, o lançamento mostra a sensibilidade da gestão estadual da saúde e da proposta de regionalização. “O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, foi prefeito e sabe os anseios que nós temos, sabe a carência, a necessidade a prioridade do município”.
O lançamento foi em Teixeira Soares e beneficia Mallet, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Irati, Imbituva, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. O termo possibilita que os gestores possam multiplicar o programa em suas localidades.
De acordo com Beto Preto, no Paraná será o projeto que vai tratar da saúde do idoso, primeiramente. A ideia é que depois ele possa se prolongar com outras estratégias de cuidado.
“A gente precisa definir bem como será a nossa referência de atendimento. A orientação do governador é de ir para as regiões, discutir o planejamento e levar a saúde mais perto das pessoas. Planejar para saber onde vamos colocar pessoal para atender a população”.
REFERÊNCIA
Vários módulos serão tratados com os profissionais, que poderão em seguida levar a experiência para a aplicação nas suas regiões. A expectativa é de que mais mil pessoas estejam capacitadas na primeira fase do projeto. Na opinião do coordenador do Planifica Sus, Márcio Cardozo Paresques, dentre muitas ações desenvolvidas pelo Brasil, o modelo escolhido pela Paraná será referência.
“Temos atuado já em 21 estados, possibilitando a formação e a junção da atenção primária ao atendimento especializado. Teremos oficinas, tutorias, workshop de preparação. Se ao menos pudermos inquietar os profissionais para a busca de novos caminhos, já teremos atingido o objetivo. Temos uma expectativa muito positiva com a proposta aqui no Paraná”.