O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 0,6% em setembro de 2010. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência, a elevação registrada pelo indicador em setembro sinaliza que a inadimplência do consumidor pode demonstrar sinais de elevação na virada do primeiro para o segundo trimestre de 2011.
Os pagamentos relativos às compras de Natal, às despesas com as viagens de férias, aos compromissos fiscais (IPVA e IPTU) e à aquisição de material escolar costumam concentrar-se ao final do primeiro trimestre, de acordo com análise dos economistas da Serasa Experian. Por isso, quase sempre provocam repiques na inadimplência dos consumidores nessa época, especialmente daqueles que não se programaram adequadamente para fazer frente a tais compromissos.
Apesar desta elevação, o indicador permanece abaixo do nível 100 (inadimplência inferior ao padrão histórico brasileiro). Assim, ainda não se vislumbram riscos de que esta inadimplência constitua algo que inviabilize a continuidade da expansão do crédito aos consumidores, pelo menos no curto prazo.
Economia
Inadimplência deve registrar repique na virada do primeiro trimestre
- Por Cristina Esteche
- 11/11/2010