Guarapuava – Em junho, inadimplência registrada foi a maior do ano. Em igual período de 2008 havia sido 3,6%
A inadimplência em junho atingiu a maior marca do ano: 5%, segundo dados do SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito). No mês foram realizadas 21.773 consultas, com 2.278 inclusões no sistema e 1.416 exclusões. Em igual período de 2008, a taxa de inadimplência verificada havia sido de 3,6%.
Desde abril, a taxa vinha em curva de queda, fechando maio em 2,9%. O diretor para assuntos do SCPC, José Divonsil da Silva, ressalva que a taxa se elevou porque o volume de consultas diminuiu, já que o índice é calculado tendo como base as inclusões, exclusões e número de consultas. É um indicativo de que as vendas foram menores e as inclusões aumentaram. De toda forma, a elevação na taxa é um sinal de alerta para os empresários. Sempre quando a taxa aumenta é importante que aumente também a cautela.
Combate
As principais medidas para combater a inadimplência são não vender sem consultar, manter cadastro do cliente atualizado e ter cuidado principalmente nas vendas a prazo. Normalmente a inadimplência ocorre quando os prazos estão mais longos, porque pode aparecer problemas no período que o cliente não imaginava.
A ferramenta mais eficiente no combate à inadimplência continua sendo o SCPC. O sistema está interligado à Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), um banco de dados com mais 150 milhões de registros de inadimplentes de todo o país.
Números do SCPC em junho
Consultas: 21.773
Inclusões: 2.278
Exclusões: 1.416
Taxa de inadimplência: 5%