Guarapuava – A inadimplência cresceu em março e fechou em 4,2%, acima dos 2,7% registrados em igual mês de 2009. O anúncio foi feito pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), por intermédio de sua assessoria de imprensa.
Nos dois primeiros meses do ano, a taxa de inadimplência não havia apresentado elevações em comparação aos mesmos períodos do ano passado. Em março, foram contabilizadas 19.231 consultas. O número de inclusões foi 2.269 e o de exclusões 1.171
O aumento, segundo o diretor do SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito), José Divonsil da Silva, não é assustador e está dentro da média. Mas já é um reflexo da crise. Tem setores que têm índice maior, outros menor. Mas, de modo geral, a taxa observada em março está dentro um contexto.
No momento em que a inadimplência mostra sinais de leve elevação, aumenta ainda mais a importância do SCPC, enfatizou Silva. É a ferramenta mais eficiente para amenizar o risco na venda a prazo.
Isso porque o sistema está interligado à Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), um banco de dados com mais 150 milhões de registros de inadimplentes de todo o país.
José Divonsil da Silva também afirmou que é importante as empresas manterem cadastro dos clientes, de forma a combater a inadimplência. Vender só porque tem RG e CPF não basta. Tem que ter cadastro bem feito, com informações sobre endereço, trabalho e renda.
Segundo a ACIG o número de consultas somou 19.231 com 2.269 inclusões, 1.171 exclusões.