Da redação – Os professores que integram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na região de Guarapuava contam, a partir de agora, com espaço próprio para suas atividades. O governador Orlando Pessuti, a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde; e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, inauguraram nesta quinta-feira (27) o Centro de Integração do Ensino Superior – Educação Básica, no campus da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
Para o governador, é uma medida que incentiva a integração entre o ensino escolar e o saber universitário. “O investimento nesta infraestrutura permite um melhor espaço para o trabalho de formação dos professores do PDE, uma fantástica parceria das universidades estaduais com as nossas escolas, com os nossos professores”, ressaltou.
A secretária Yvelise também chamou a atenção para a integração entre os níveis de ensino e destacou que a educação paranaense só tem a ganhar. “O prédio é como uma sustentação para a integração da educação básica com o ensino superior, o que proporciona uma efervescência acadêmica e, como resultado, uma melhoria na educação do Estado do Paraná”, destacou a secretária da Educação.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, definiu o prédio como um símbolo dos investimentos realizados pelo governo do Paraná na área de educação. “Precisamos de prédios próprios que marquem a política pública de ensino compromissada com a educação pública de qualidade, que se realiza com a com formação dos professores”, disse.
ESTRUTURA – O bloco construído tem 730 metros quadrados e é exclusivo para a utilização dos 309 professores da rede estadual da região de Guarapuava que cursam o PDE. Conta com cinco salas de aula, sanitários, auditório e área administrativa com computadores para os professores. O investimento foi de R$ 780 mil, incluindo a construção, compra de elevadores e de equipamentos de informática.
O PDE funciona na Unicentro desde 2007 e é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Somente na região de Guarapuava passaram pelo programa 500 professores que participavam de aulas em diferentes lugares, de acordo com a disciplina cursada.
APROVAÇÃO – Celso Luiz Fracaro, professor de Língua Portuguesa e aluno do PDE, disse que o novo espaço pedagógico contribuirá positivamente para professores de toda a região. “O novo prédio valoriza o professor e dá credibilidade ao PDE. Com este espaço, os professores terão aulas, encontros e discussões sem ter a necessidade de ir para outros lugares”, destacou.
“A socialização de conteúdos disciplinares entre os professores ficará fortalecida”, disse a professora de Química Berenice Aparecida Soares. Para ela, a área construída vai possibilitar que informações diversas, experiências e até mesmo materiais das disciplinas sejam discutidos entre professores. “O PDE é um momento único para nós. Com um local próprio para as discussões teremos avanços significativos”, avaliou.
PROGRAMA – O PDE é uma política educacional pioneira de formação continuada para os professores, com duração de dois anos. No primeiro ano do programa, os professores se dedicam exclusivamente aos trabalhos acadêmicos. No segundo ano, eles ficam afastados de 25% das suas atividades. Cada professor do PDE elabora um Plano de Trabalho, que se define por ser proposta de intervenção prática na realidade escolar.
“O programa proporciona um salto qualitativo na educação do estado do Paraná. É um momento histórico porque oferece um aprofundamento teórico e metodológico ao professor na sua área de atuação”, avaliou Simone Bergman, coordenadora do PDE. Ela ainda explicou que os reflexos na aprendizagem dos alunos serão a médio e longo prazo, quando os professores colocarem em prática o que aprenderam no programa ao retornarem às salas de aulas.