Na madrugada desta segunda feira (26), ocorreu um incêndio na Gruta São João Maria, no Parque do Jordão. A suspeita é de vandalismo. As chamas atingiram as paredes e o teto, danificando a estrutura física, quadros e prateleiras com as imagens sacras.
A gruta é um dos pontos turísticos de Guarapuava
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que no final do ano passado a Gruta de São João Maria passou por reformas. As obras foram responsáveis pela substituição de toda a cobertura, pintura, troca das tampas que cobrem a fonte e a limpeza de toda a estrutura.
Uma equipe da Surg vai realizar a limpeza e conserto no local
O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, disse que o prejuízo, além de financeiro, é social. “A gruta foi entregue no final do ano passado e será a segunda vez que sofre com vandalismo. Esse espaço e os demais locais públicos são da comunidade”, disse. O Secretário pediu que os moradores da região colaborem na conservação desses locais.
Uma equipe da Surg vai realizar a limpeza e conserto no local.
A GRUTA
A gruta é localizada no Vale do Rio Jordão e é atração turística de Guarapuava e região. Em seu interior há uma porção de objetos ofertados por pessoas que creem no poder do monge São João Maria. Esses fiéis atribuem suas graças ou pedidos à fé que possuem neste profeta. Exemplo destes objetos são muletas, bengalas, terços, imagens sacras, fotografias, flores, entre outros. Há fiéis que se dirigem até a gruta para buscar alento e desabafar suas dores, tendo o monge como um confidente.