Contrariando a previsão do endividamento das famílias com os gastos de fim de ano, a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) informou a equipe da Rede Sul de Notícias que houve uma redução de 30% na inclusão de nomes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da segunda quinzena de dezembro a primeira quinzena de janeiro no Município.
Segundo o economista da entidade, Filipe Polzin, também houve um aumento significativo na exclusão de nomes no SPC, foram 42% de inadimplentes que aproveitaram as entradas extras de fim de ano para quitarem suas dívidas. “O número de consultas pelos empresários aumentou, o que faz com que o consumidor se preocupe em ter seu nome limpo no mercado”, afirma Polzin.
De 2012 a 2013 o empresário guarapuavano aumentou em 18% o número de consultas ao cadastro do SPC. “O empresário quer se resguardar de qualquer incômodo, por isso utiliza deste serviço como forma de garantia”, informa o economista. Ainda segundo ele, a facilidade de acesso aos cartões de crédito por parte dos consumidores e adesão por parte dos comerciantes, são fatores responsáveis pela diminuição da inadimplência. Desta forma o empresário garante o recebimento do valor negociado com a venda de seu produto e transfere a responsabilidade de pagamento para o consumidor. O aumento da renda familiar dos guarapuavanos também tem contribuído para estes dados positivos, garante o economista da ACIG.