Está confirmada a reunião entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e representantes de assentamentos da Região. De acordo com o Incra, a audiência vai ocorrer às 13h, no ‘Nova Geração’, que fica às margens da PR-170, em Guarapuava. Quem participa é o superintendente adjunto do órgão no Paraná, Ciro Fernandes Junior. Há informações também que estará presente um representante da Ouvidoria Nacional e um desembargador do tribunal de Justiça do Paraná.
Conforme o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), mais de 300 camponesas e camponeses bloquearam a PR 170, já na tarde dessa quarta. O bloqueio prosseguiu até a tarde de ontem (19). De acordo com o Movimento, a mobilização é para cobrar uma “resposta efetiva do Incra para a Reforma Agrária na região”. Nesta sexta (20) o fluxo de veículos flui normalmente, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Durante a manhã, boatos circularam pelas redes sociais promovendo a desinformação a respeito do tema.
A mobilização é pela regularização fundiária de 14 comunidades sem terra e posseiros, localizadas nos municípios de Inácio Martins, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Guarapuava. Juntas, as comunidades formam a Brigada Cacique Guairacá do MST-PR.
As pautas foram apresentadas em uma assembleia com o Incra, há 90 dias. Sem resposta no órgão na data prometida, as famílias estão mobilizadas. Conforme disse o Incra ao Portal RSN na manhã desta sexta (20), a reunião, mais uma vez vai ser para esclarecer as condições atuais do órgão. Conforme foi dito, o Incra trabalha com o orçamento do ano passado e as pautas dependem de recursos financeiros para serem atendidas. “Já fizemos mais de 18 reuniões para receber as pautas, mas todas demandam de tempo e de recursos.
Leia outras notícias no Portal RSN.