22/08/2023


Comunidade Economia

Índice de desemprego do PR chega a menor taxa anual desde 2014

O índice no Paraná ficou em 4,8% em 2023, apresentando queda de 1,2 ponto percentual comparado ao ano anterior, que foi de 6%

Saldo de empregos apresenta queda em Guarapuava(Foto: Reprodução/Pexels)

O índice de desemprego no Paraná ficou em 4,8% em 2023, apresentando queda de 1,2 ponto percentual comparado ao ano anterior, que fechou em 6%. Conforme o Governo do Paraná, este é o menor nível para o ano desde 2014, quando o Estado chegou a um índice de 4%. Estes são os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua). A divulgação ocorreu nesta sexta (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa paranaense também fica bem abaixo da média nacional, que chegou a 7,8% no ano passado. Além disso, o Paraná se tornou a quinta melhor média do País, atrás de Rondônia (3,2%), Mato Grosso (3,3%), Santa Catarina (3,4%) e Mato Grosso do Sul (4,7%). De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná apresenta uma parecer favorável de empregos.

Os bons índices econômicos do Paraná se refletem no mercado de trabalho, com o IBGE demonstrando mais uma vez que o Estado está em pleno emprego, quando há praticamente mais vagas disponíveis do que gente para trabalhar. Isto é um bom problema para se resolver.

Já no trimestre encerrado em dezembro, a taxa de desocupação ficou em 4,7% no Estado, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior, que era de 4,6%. Assim, o índice ficou mais baixo na comparação ao quarto trimestre de 2022, quando a taxa de desemprego era de 5,1%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo