22/08/2023
Educação

Indigenas tem aula de matemática diferente

imagem-54118

Alunos indígenas tiveram uma aula de matemática diferente. Como parte da disciplina de Matemática Básica I, estudantes da terceira fase do curso de Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul ministraram,  no auditório do Bloco A, uma oficina a alunos do Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, localizado em Nova Laranjeiras (PR).

 

Para a realização da atividade foi utilizado o jogo “Passa 10”, que estimula a prática da matemática aos participantes. “O jogo é uma forma de competição que trabalha com dados e canudinhos e motiva a aprendizagem das operações básicas”, explicou o acadêmico da UFFS, Tiago Prestes.

 

Para a professora da disciplina de Matemática Básica I do curso de Educação no Campo, Cladir Zanotelli, além de propiciar a aprendizagem aos alunos indígenas, a oficina é uma forma de aproximação da comunidade indígena com a universidade. “Foi uma maneira de mostrar e divulgar a UFFS, pois os alunos da escola indígena são potenciais estudantes da instituição. Consequentemente, a atividade faz com que nossos acadêmicos da licenciatura conheçam uma importante realidade de ensino, já que eles irão praticar a docência na escola indígena também”, completou.

 

O professor do Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, Valmir Rodrigues da Silva, aprovou a iniciativa. “É muito interessante trazer os alunos para conhecer a realidade da universidade, além da experiência de aprendizagem que é muito válida”, ressaltou.

 

Participaram da oficina 32 alunos da escola indígena, sendo oito do ensino médio e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC–EM) e 26 do sexto ano do Ensino Fundamental. Foi na quarta-feira (12).

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.