22/08/2023
Economia Região

Indústria de erva-mate deve gerar até 50 empregos diretos em Turvo

Guayaki é um das várias indústrias que estão escolhendo o município para investir

turvoreunião guayaki

Prefeito Jerônimo do Rosário em reunião sobre a Guayaki (Foto: Divulgação)

O município de Turvo, distante cerca de 40 minutos de Guarapuava, está sendo o centro de atenções por parte de investidores. Município com 13,8 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está localizado na Região Centro do Paraná.

De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, entre as tratativas que estão sendo feitas com novas empresas, a semana foi marcada por uma reunião especial. Trata-se da negociação para a implantação de uma indústria de erva-mate, a Guayaki. “A sede administrativa da empresa no país será aqui”.

Conforme informações do secretário de Indústria e Comércio, Cezar Machado, ao Portal RSN, a empresa comprou uma área às margens da Rodovia PRC-466. É no distrito de Cachoeira dos Turcos. Além da planta que vai abrigar a sede da indústria, haverá também um centro de recebimento e processamento de erva-mate.

Também será feito um moderno laboratório de pesquisas com equipamentos de última geração.

De acordo com Cezar Machado, as obras de terraplanagem já estão sendo executadas e o ‘startup’ será dado já em janeiro de 2020. “A indústria começa o ano com tudo funcionando”.

Já a diretora executiva da indústria, Mônica Miyuki Ito, disse que o projeto tem previsão de produção de 27 mil quilos/dia. O número de empregos devem ser entre 20 a 50 empregos diretos no médio prazo.

PARQUES INDUSTRIAIS

A indústria de erva-mate, porém, não é a única que está investindo em Turvo. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, a Cevale está vendo área para se instalar no Parque 2. Esse local está em fase de licenciamento ambiental.

A intenção da empresa é construir um centro de recepção de produtos agrícolas oriundos da Região. O investimento previsto é de R$ 15 milhões. Também será instalada uma central comercial para a venda de insumos agrícolas.

Ainda há outra parceria com indústria Guayaki para um projeto de reciclagem do lixo na área indígena de Marrecas.

Além dessas, outras empresas estão em negociação com a administração municipal. Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Cezar Machado, o Turvo está no caminho do desenvolvimento. “No Parque Industrial 1 já temos 20 empresas em pleno funcionamento. São cerca de 200 empregos diretos”. Muitas já estão em fase de ampliação.

Conforme o secretário, somente a ampliação de uma grande empresa no município tem previsão de investimento no valor volumoso de recursos. “A empresa e o município já estão em tratativas com o Governo do Estado”, disse o prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.