22/08/2023
Educação

Infecções hospitalares e violência contra mulher são debatidos na Guairacá

imagem-29598

Durante a Semana de Estudos de Enfermagem da Faculdade Guairacá, foi realizada ontem, quinta-feira (22), palestra sobre “Infecções Hospitalares – Aspectos Epidemiológicos”, proferida pela enfermeira Maria Isabel Raimondo. Pensando no alto índice de infecções no Brasil, o foco principal de seu discurso foi de sensibilizar os acadêmicos e os enfermeiros para a responsabilidade no controle das infecções hospitalares, de despertar neles o interesse em aprofundar o conhecimento para controlar essas infecções nos serviços de saúde.

“O enfermeiro é um dos profissionais que possui um dos papéis mais importantes na questão da infecção hospitalar. Por possuir essa grande atuação, ele precisa buscar, cada vez mais, aprofundar seu conhecimento nessa área que é importantíssima para a segurança e saúde da população”, explica a enfermeira Maria Isabel.

Outro tema discutido na noite foi “Epidemiologia da Violência de Gênero”, em palestra proferida por Maria Lucia Raimondo. A professora já vinha trabalhando nessa linha de pesquisa trazendo essa perspectiva da violência contra a mulher e, com dados dos últimos cinco anos em Guarapuava, ela mostra que a enfermagem tem uma participação fundamental na questão da prevenção ao atendimento contra a violência. “A enfermagem está diretamente ligada por grande parte da sua atuação, já que é ela que fica na unidade de saúde grande parte do tempo. Então ela é essencial pela proximidade com essas mulheres que sofrem com a violência na maior parte das vezes”, ressalta Maria Lucia. Seu enfoque foi preparar os acadêmicos para que tenham este olhar clínico para trabalhar na prevenção e diagnóstico do problema, que é entendido na atualidade como uma questão de saúde pública e que precisa ser tratado e combatido.

Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.