22/08/2023
Geral Guarapuava

Inicia na próxima segunda (17) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe

imagem-131558

 Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia informa que a partir da próxima segunda feira (17), começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2017. Devem se vacinar gratuitamente, crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias de idade, gestantes independentemente da idade gestacional, puérperas, idosos acima de 60 anos, servidores da Saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada que deverão apresentar a declaração fornecida pelas secretarias das escolas.

De acordo com diretora da Divisão Epidemiológica do município, Chayane Andrade, a campanha segue até o dia 17 de maio. “Serão disponibilizadas 44 mil doses da vacina. Ela previne a H1N1, H3N2 e Influenza B. Os grupos de risco devem tomar a vacina o mais cedo possível, portanto orientamos que as pessoas se dirijam até a UBS mais próxima da residência para receber a vacina”, esclareceu Chayane, lembrando que é indispensável a apresentação da carteirinha de vacinação e documento de identificação com foto.

DICAS PARA COMBATER A INFLUENZA

A influenza é uma doença respiratória e é transmitida entre pessoas, através da tosse, espirro ou contato com secreções de pessoas infectadas. Além da vacina, também há outras formas de evitar o contágio. Algumas atitudes simples, como higienizar as mãos com frequência com sabão ou álcool, cobrir a boca e o nariz ao espirrar, preferencialmente com lenço ou antebraço e, manter portas e janelas abertas para circulação de ar ajudam a prevenir a doença.

Além disto, ao sinal de qualquer sintoma mais preocupante, como febre alta e/ou dificuldade respiratória, é necessário comparecer até a Unidade Básica de Saúde com urgência. A Secretaria de Saúde também pede aos cidadãos que não se automediquem. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.