Uma fila se formou na manhã desta sexta feira (1º) em frente ao Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap), no antigo “postão”. Esse fato se repete sempre nos primeiros dias de cada mês quando pessoas buscam agendar consultas e exames que requerem atendimento médico especializados.
“Nos primeiros dias do mês as filas acumulam , principalmente no primeiro piso onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde. No restante do mês a fila tende a diminuir muito”, diz Gerhard Florian Richardt , diretor administrativo do Cisgap. A procura nesse período é de 700 procedimentos por dia, mas o fluxo reduz para 500 no restante do mês.
Oferecendo atendimento com 49 médicos em todas as especialidades o Consórcio garante 1.200 ecografias mensalmente, além de 200 tomografias, e exames de raio-x com marcações até o fim de cada mês.
Na unidade podem ser agendados exames laboratoriais, eletrocardiogramas e exames de raio-x. No caso do raio-x, em virtude da Urgência do Trianon estar passando por reforma, o agendamento tem sido feito de 15 a 20 dias. Os casos de emergência estão sendo encaminhados para o Hospital Santa Tereza e não emergências são atendidos no próprio Cigasp.
A novidade é a aquisição do novo equipamento de eletrocardiograma Wincardio, todo computadorizado e com funcionalidades de última geração. A partir de hoje os exames passam a ser marcados para cinco a seis dias devido ao retorno de uma das funcionárias que se encontra em férias.
Para a usuária do SUS Ana Cláudia Gabardo, 29 anos, moradora da Fazenda Capão Rico, a demora do atendimento acontece esporadicamente quando há casos de emergência. “Cheguei às 8h50 para fazer um raio-x que já estava marcado e acho que hoje tá mais demorado sim, mas já fiz outros exames e não aguardei mais do que 40 minutos”. Ana realizou seu raio-x às 10h25 de hoje (1º).