Ao que tudo indica o feriado de carnaval será chuvoso em Guarapuava. O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Reinaldo Knbeib, informou ao Portal RSN que as chuvas devem continuar até terça (1°). Portanto, moradores de Guarapuava devem tomar cuidado com o risco de tempestade que coloca o município em alerta laranja, como divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dessa forma, os termômetros devem registrar mínima de 20°C e máxima de 30°C nesta sexta (25). Conforme o Simepar, durante a manhã choveu 52 milímetros. Já as rajadas de ventos intensas podem ficar entre 60 a 100 km/h. Sendo assim, ao longo do dia há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Assim como os registrados por moradores de Guarapuava em alguns pontos da cidade.
Para este sábado (26), apesar das temperaturas não serem tão amenas, com mínima de 18°C e máxima de 29°C, a incidência de chuva pode chegar a 30 milímetros. No domingo (27) pode haver sol, no entanto já durante a manhã o Clima Tempo informa aumento de nuvens provocando chuva nos períodos da tarde e da noite. Conforme o órgão pode chover 20 milímetros e as temperaturas devem ficar entre 18°C e 33°C.
Na segunda (28) e na terça (1°) de carnaval o Simepar alerta que haverá aumento nas chuvas. O Sistema ainda não divulgou a previsão do volume de chuva. Contudo o Clima Tempo informou que na segunda (28) deve chover aproximadamente 20 milímetros. Já na terça (1) os pluviômetros devem marcar até 30 milímetros.
Por fim, na segunda (28) os termômetros devem marcar mínima de 18°C e máxima de 30°C. E na terça (1°) o termoômetros devem variar de 19°C e 28°C. Desse modo, quem não vai viajar deve ficar atento aos riscos que tempestades provocam. Em caso de emergência deve-se entrar em contato com a Defesa Civil nos telefones (42) 3623-7995 ou (42) 9 9808-9831.
VACINAÇÃO SUSPENSA
Por conta do risco de tempestade a Prefeitura de Guarapuava informou que a vacinação contra a covid-19 está suspensa até quarta (2). Conforme a Saúde, várias unidades de saúde estão apresentando instabilidade na energia. Assim, os atendimentos voltam ao normal na quinta (3).
Leia outras notícias no Portal RSN.