O programa Inova Talentos, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prorrogou as inscrições para as 26 vagas de trainee ofertadas no Paraná. Estudantes do último ano de graduação, recém-formados em até três anos e mestres podem se inscrever até sexta-feira, dia 14 de março, no site do IEL (www.ielpr.org.br). Os participantes receberão bolsas subsidiadas pelo CNPq pelo período de um ano e que variam de $ 1,5 mil a R$ 3 mil mensais. Participam do programa as empresas Bosch, Renault, Barion, Neodent, entre outras.
O Inova Talentos tem como principal objetivo ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, promovendo projetos de pesquisa e desenvolvimento. Segundo o superintende do IEL no Paraná, José Antonio Fares, essa é uma oportunidade para jovens talentos iniciarem a carreira e colaborarem com a inovação, um dos maiores instrumentos para o crescimento das empresas. “Esperamos jovens com muita criatividade, interessados no próprio desenvolvimento e que valorizem a inovação para trabalhar com mudanças dentro das organizações”, disse.
O processo seletivo prevê análise de currículo, testes online (inglês e resolução de problemas), dinâmicas presenciais e entrevistas. Uma das fases do processo seletivo também inclui um desafio de inovação que terá que ser respondido pelos candidatos. A previsão para início do desenvolvimento dos projetos nas empresas é dia 7 de abril.
Além de trabalharem com projetos de inovação em grandes empresas, os trainees receberão do IEL uma capacitação para o desenvolvimento de competências técnicas e humanas durante a realização do programa. Para Fares, o programa consolida a missão do IEL no mercado de trabalho, que é ser um agente de integração entre as empresas e as universidades e um articulador de parcerias para atender às necessidades de cada uma das partes.
Inscrições abertas para empresas
Empresas paranaenses interessadas em desenvolver projetos de inovação e ter um trainee subsidiado pelo CNPq já podem se inscrever na segunda edição do programa Inova Talentos. Para participar é preciso propor projetos de inovação que serão avaliados por uma por uma banca examinadora do CNPq, formada por especialistas em inovação. O processo de recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento dos profissionais será realizado pelo IEL e custeado pela empresa.
Os interessados devem entrar em contato com o IEL regional por meio do telefone (41) 3271-7950 para receber login e senha de acesso, além de todas as orientações necessárias para submeter os projetos inovadores no www.portaldaindustria.com.br. O prazo é 13 de junho. Os projetos aprovados serão divulgados no dia 14 de julho.
Até o final de 2015 o Inova Talentos irá ofertar cerca de mil bolsas em todo o Brasil para que estudantes do último ano da graduação, recém-formados e mestres desenvolvam propostas de inovação nas empresas.