As inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação encerram nesta sexta-feira (07). Também estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ao todo, estão disponíveis 19.740 vagas.
Os cursos técnicos são uma boa oportunidade para vários estudantes da rede estadual de aprenderem sobre uma área profissional de interesse. São 350 instituições de ensino em 184 municípios do Paraná que ofertam esta modalidade de ensino para atender quase 117 mil alunos matriculados.
Camila Tatiane Veiga, 21 anos, trabalha em uma indústria química em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Em 2010, ela se formou no curso técnico em química industrial do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba e já foi contratada como técnica na empresa.
Camila resolveu estudar química porque a área chamava atenção pelas oportunidades que existiam no mercado de trabalho. “Química não é muito fácil, mas tive bons professores e uma boa estrutura durante o tempo que estudei”, disse. O próximo passo da ex-aluna é se formar no curso de engenharia química.
Outra ex-aluna do Centro de Educação Profissional de Curitiba, Jhully Eachiley Marta da Silva, atualmente é estagiária em uma universidade na qual cursa o quarto ano de engenharia química. Ela tem boas lembranças do tempo em que também estudou química industrial. "Quando fiz o curso técnico, muitas portas foram se abrindo e ele direcionou muito as minhas escolhas", comentou.
INSCRIÇÕES – Os estudantes que já terminaram o ensino médio interessados devem consultar as listas de cursos e fazer a inscrição diretamente nas escolas (confira nos links abaixo). Para os cursos do Proeja, que são integrados ao ensino médio e duram cerca de três anos, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 18 anos.
A documentação exigida é fotocópia do RG e do CPF; fotocópia do Histórico Escolar (ou Declaração de Conclusão de Ensino, ou Declaração de aluno cursando para os que estiverem na série final); caso o aluno seja bolsista na rede privada, declaração emitida pela escola; e comprovante de renda familiar.
Se número de vagas for menor que o de inscrições, os alunos serão selecionados seguindo critérios que incluem a rede de ensino onde estudaram e renda familiar. A prioridade será para os candidatos de famílias com renda baixa.
Para saber quais são os cursos técnicos existentes e onde são ofertados: www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos