22/08/2023



Geral Guarapuava

Inscrições abertas para curso de Transporte Rodoviário de Cargas Indivisíveis

imagem-112724

 Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava, está oferecendo o curso Formação Profissional Rural – Condutores de Veículos – DETRAN – veículo de transporte rodoviário cargas indivisíveis.

O curso será dos dias 27 de junho a 1º de julho, no Sindicato Rural de Guarapuava. O objetivo da capacitação é promover a condução de veículos de cargas indivisíveis, com eficácia, responsabilidade e segurança. É preciso ter no mínimo 21 anos, ser alfabetizado e estar habilitado no mínimo, na categoria C, D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir. Para efetuar a inscrição é necessário também pagar uma taxa no Detran.

A resolução 484/14 determina que os caminhoneiros que realizam o transporte de cargas indivisíveis deverão ter capacitação específica. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê multa e a interrupção da viagem, onde o veículo com a carga pode ficar retido até que o motorista certificado se apresente.

Inscrições e outras informações podem ser feitas pelo telefone (42) 3623-1115, com a Rosemeri.

CARGAS INDIVISÍVEIS

São consideradas cargas indivisíveis pela Resolução 285 do Contran, as máquinas ou equipamentos de grandes dimensões que sejam indivisíveis, as toras, os blocos de rochas, os tubos ou quaisquer outras cargas de grandes dimensões. Um exemplo de equipamentos ou máquinas de grande porte são as colheitadeiras e plantadeiras.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo