22/08/2023



Cultura e Entretenimento Paraná

Inscrições para o ‘Cultura Feita em Casa’ vão até 27 de julho

Serão selecionados conteúdos digitais artísticos e culturais autorais finalizados para exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais

destaque_Divulgacao

Inscrições para o ‘Cultura Feita em Casa’ vão até 27 de julho (Foto: Divulgação)

Termina no próximo dia 27 de julho, às 17h59, o prazo de inscrições no edital ‘Cultura Feita em Casa’, lançado no início deste mês pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Assim, pelo edital serão selecionados conteúdos digitais artísticos e culturais autorais já finalizados para exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná.

Entretanto, a obra deverá ser material de audiovisual ou áudio, já produzido, nas áreas de Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Expressões Culturais, Populares, Indígenas e oriundas de comunidades tradicionais; Literatura, Livro e Leitura e Música.De acordo com o edital, os conteúdos podem ser monólogos, esquetes de comédia, literatura dramática, performances de circo e performances de dança. Além disso, oficinas teóricas ou práticas, podcasts, apresentações de voz e violão ou instrumental e contação de histórias. E ainda, videoaulas sobre técnicas ou teorias, vídeos de arte-educação, ação educativa de formação e curtas-metragens.

MATERIAL

A duração de cada material deve ter entre 15 minutos (mínimo) e 30 minutos (máximo), com classificação indicativa de até 12 anos. Os conteúdos selecionados serão licenciados para exibição pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da assinatura do contrato.

Além disso, é importante reforçar que no momento da inscrição os conteúdos já estejam produzidos. Isso porque não serão escolhidos projetos que ainda serão elaborados após a seleção. Porém, aqueles que desejarem produzir o material especificamente para participar deste edital, podem fazê-lo desde que adotem medidas de prevenção e segurança para a execução da atividade cultural.

Desta forma, tomando como base as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos decretos estaduais e municipais que se referem às medidas sanitárias de enfrentamento à emergência de saúde pública.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas domiciliados e residentes no Paraná há mais de 12 meses, contados a partir da publicação do edital. O proponente terá que escolher entre duas modalidades para se inscrever, relacionadas ao seu município sede: Capital do Estado ou Municípios do Estado do Paraná. A inscrição em mais de uma abrangência implicará na desclassificação.

RECURSOS

Serão disponibilizados R$ 1.020.000,00 para seleção de até 510 obras, sendo 85 projetos de cada área cultural do edital. O proponente que tiver a obra selecionada receberá o valor de R$ 2 mil por projeto.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas on-line por meio do sistema SIC.Cultura e ficam abertas até 27 de julho de 2020. O edital ‘Cultura Feita em Casa’ integra o Pacote de Medidas de Apoio e Fortalecimento do Setor Cultural, uma série de ações voltadas a artistas, gestores e produtores. Assim, o objetivo é valorizar a cultura feita no Paraná e auxiliar a classe artística a enfrentar este momento de crise.

SERVIÇO
Edital Cultura Feita em Casa
Inscrições até as 17h59 minutos do dia 27 de julho de 2020

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo