quinta-feira, 3 de jul. de 2025
Brasil Educação

Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda (26)

As inscrições vão até o dia 6 de junho e devem ser feitas exclusivamente no site do inep. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro

Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda (26) (Foto: Marcello Casal Jr)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda (26) e vão até 6 de junho. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro. Dessa forma, os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site do Inep. Além disso, a edição desta ano traz novidades para estudantes do 3º ano do ensino médio e para quem busca certificação para a etapa de ensino.

Aqueles estudantes que não tiveram direito à isenção, deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85, por meio de boleto, pix, ou cartão de crédito, até o dia 11 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada. É importante ressaltar que, mesmo os cansidatos que conseguiram a isenção (como os alunos da rede pública) precisam se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

NOVIDADES PARA 2025

Neste ano, o Enem conta com duas novidades. A primeira é a Pré-Inscrição automática. Os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer na prova. No entanto, os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

Além disso, neste ano também terá o Certificado de conclusão do Ensino Médio. Em 2025, o exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.