Casais, mulheres e homens solteiros podem se inscrever, até esta sexta feira (28), no Programa Família Acolhedora, em Guarapuava. A iniciativa cadastra e capacita famílias para receber, em suas casas, por um determinado período, crianças, adolescentes ou grupo de irmãos atendidos pela Fundação Proteger. O programa é resultado da parceria entre Prefeitura de Guarapuava, Ministério Público e Poder Judiciário.
De acordo com informações da prefeitura, para se inscrever é necessário ter no mínimo 21 anos; não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção; residir no mínimo há um ano em Guarapuava; participar do processo de habilitação e das atividades do serviço; e apresentar um parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
“Os estudos e análises das famílias, assim como a participação delas nas capacitações são fundamentais para oferecer um lar confortável e adequado para as crianças, afinal eles assumem o papel junto com a Fundação Proteger de preparar as crianças para o retorno à família biológica ou substituta, no caso das que vão para o processo de adoção”, explica a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Regiane Cristina Lopes de Moraes.
Atualmente, 10 famílias estão recebendo as crianças e adolescentes em Guarapuava. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pelo telefone (42) 3623-7995.