22/08/2023


Brasil Educação

Inscrições para o Sisu no primeiro semestre ocorrerão de 6 a 9 de abril

O Resultado sai em 13 de abril. O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas

SISU

Resultado do Sisu será divulgado em 13 de abril (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no primeiro semestre de 2021, ocorrerão de 6 a 9 de abril. A divulgação do resultado ocorre em 13 de abril, conforme informações do Ministério da Educação (MEC). Os interessados podem se inscrever pela página do Sisu na internet.

De acordo com a Agência Brasil, os selecionados terão de 14 a 19 de abril para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato foi selecionado. Quem não tiver o nome selecionado na chamada única do Sisu, poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Mas o prazo para manifestar interesse em participar da lista vai de 13 a 19 de abril.

REQUISITOS

Para participar do Sisu, o estudante deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. Além disso, ter obtido nota superior a zero na prova de redação. E ainda não pode ter participado do Enem na condição de treineiro.

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado. Assim sendo, para participar precisa ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem.

Conforme a Agência, além do Sisu, as notas do Enem podem ajudar no acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece bolsas de estudo em instituições privadas. E por fim, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo