22/08/2023



Agronegócio Paraná

Inscrições para pesquisa com milho terminam em 8 de agosto

Resultado final será divulgado no dia 17 de agosto. As propostas aprovadas deverão executar os projetos de pesquisa em até 38 meses

milho1

As propostas aprovadas deverão executar os projetos de pesquisa em até 38 meses (Foto: Arquivo/RSN)

As inscrições para a chamada pública referente à Rede Paranaense de Apoio à Agropesquisa e Formação Aplicada (Complexo de Enfezamento do Milho – CEM) vão até o dia 8 de agosto. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), resultado final deve sair no dia 17.

A Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) divulgaram que os eixos temáticos dessa chamada são monitoramento de cigarrinhas (Dalbulus maidis) e patógenos do complexo de enfezamento do milho.

Além de avaliações das reações de cultivares de milho (híbridos e variedades). Bem como avaliações da eficácia da aplicação de inseticidas sintéticos e biológicos no controle de Dalbulus maidis.

O edital está inserido no contexto de biotecnologia/saúde e agricultura/agronegócio. Ele disponibilizará recursos financeiros de até R$ 4 milhões. Assim, as propostas aprovadas deverão executar os projetos em até 38 meses. Contudo, as bolsas vinculadas aos projetos são de até 36 meses. A contagem ocorre a partir da assinatura do instrumento de convênio.

RECURSOS

Conforme a Fundação Araucária e demais instituições, os itens financiáveis são bolsas de pesquisa (de iniciação científica a pós-doutorado). Bem como despesas inerentes ao projeto de pesquisa, como participação em simpósios.

Para a sistematização dos resultados e seminário final poderá haver, excepcionalmente, prorrogação por até seis meses do prazo de execução, desde que o proponente solicite autorização prévia para a Fundação Araucária.

ENFEZAMENTO DO MILHO

O enfezamento do milho é uma preocupação constante de agricultores no País. A doença pode reduzir a produção de grãos, impactando o resultado das safras. Por fim, no Paraná, o controle é feito pelo IDR-Paraná, Adapar, Embrapa e o Sistema Faep.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo