O presidente Samuel Gomes fará neste sábado (02), a primeira viagem de trem da Ferroeste em 2010. A tradicional inspeção técnica que é feita todos os anos pelo presidente da empresa inaugura as operações da ferrovia em 2010. O embarque será feito em Cascavel e a viagem até Guarapuava deve durar cerca de 9 horas. O embarque no terminal de transbordo de Cascavel está previsto para as 07 horas da manhã.
¨É o primeiro trem de carga do ano¨, afirma o supervisor geral de operações, Miguel Romualdo Piekazewicz, encarregado da operação. Piekazewicz diz que são feitas durante todo o ano vistorias regulares na ferrovia. Para isso são usados veículos de linha especiais. A presença do presidente da empresa no trecho, em condições normais de tráfego, no entanto, segundo o supervisor de operações ¨é bastante motivadora para todo o pessoal de linha¨.
Gomes fará o trajeto na cabine do maquinista de um cargueiro que ltransportará farelo de soja com uma composição de 22 vagões, tracionada por três locomotivas. A viagem, ao lado do maquinista, é um gesto de reconhecimento ao trabalho do pessoal de linha e aos ferroviários em geral que se dedicam durante todo o ano para que a ferrovia possa transportar, com segurança, a riqueza produzida no Paraná e em outros estados, afirma.
Durante o percurso de 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava, Gomes fará vistoria técnica nas condições do material rodante e da linha permanente, avaliando o estado das locomotivas, vagões, e observando as condições de transporte das cargas dos usuários da ferrovia.
Expansão – manter a Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel em condições de excelência e preço justo para o usuário, segundo Samuel Gomes, é essencial para o projeto de expansão da ferrovia e sua transformação, a partir de 2010, na Ferrosul, uma nova empresa que será de propriedade dos quatro estados do Codesul (PR, SC, RS e MS).
O ano de 2009, o terceiro de operação pública após a retomada da empresa pelo Governo do Estado, foi pleno de vitórias. Ser a única operadora pública de ferrovias no Brasil comporta riscos e desafios, mas a Ferroeste, quando foi criada, em março de 1988, pelos produtores do Oeste do Paraná, enfrenta riscos e vence.
Segundo ele, 2009 será o último ano da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. Ferroeste. O próximo ano, 2010, será o primeiro ano da Ferrovia Pública da Integração do Sul do Brasil – Ferrosul S/A, a nova empresa que unirá paranaenses, catarinenses, gaúchos e sul-mato-grossenses no desenvolvimento da região Sul e também do Brasil e da América do Sul.
Fonte: AEN