Instituições de ensino superior de Guarapuava estão na expectativa da publicação do edital sobre o curso de medicina. Após essa publicação é que as três faculdades privadas (Campo Real, Guairacá e Guarapuava) saberão quais são os requisitos para que possam disputar as 50 vagas autorizadas pela presidente Dilma Rousseff a Guarapuava.
De acordo com a assessoria do deputado federal Zeca Dirceu (PT), responsável pelo anúncio, o Edital será publicado já na próxima semana contendo todas as informações necessárias.
No caso da Unicentro, ainda resta saber se as vagas disponibilizadas poderão ser pleiteadas por instituições estaduais. “Ainda dependemos de uma autorização do governador Beto Richa, mas já conversamos com assessores do governo reivindicando e sabemos que a Unicentro reúne todas as condições para essa implantação”, disse o reitor Aldo Bona à Rede Sul de Notícias. “Das cinco universidades estaduais mais antigas do Paraná a Unicentro é a única que não possui o curso de medicina; 200 professores da área de saúde; já temos um projeto pronto; sete cursos na área da saúde e boa parte da infraestrutura básica de laboratórios”.
O que pode impedir a implantação do curso na Unicentro é o impacto financeiro nos cofres estaduais. “Temos ciência de que o Estado passa por dificuldade orçamentária e que a criação do curso traz um impacto ao Orçamento, mas mesmo assim não vamos deixar de reivindicar”.
Caso a Unicentro fique de fora dessa “briga” Guarapuava terá a chance de possuir dois cursos de medicina, já que a Universidade possui uma sinalização positiva do governador para que haja a implantação de um curso estadual.