Os militares do 26° GAC entregaram nesta quinta (14) 20 mil quilos de laranjas apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guarapuava. Até agora, seis instituições sociais receberam as doações por meio do programa Mesa Brasil do Sesc/PR. De acordo com o gerente Executivo do Sesc/PR, Eudis Murilo Sottoriva, a PRF apreendeu a carga de laranjas em Guarapuava e a equipe do programa contou com a ajuda do exército para fazer a entrega o mais rápido possível.
É um alimento de consumido imediato, e se não é distribuído e consumido, acaba perdendo. Então hoje estamos nessa ‘correria gigante’ com o exército para dar conta de entregar para as instituições para que não se perca nada e que todo alimento seja aproveitado. O Exército é um grande parceiro quando a gente tem essas demandas!
O programa Mesa Brasil arrecada e distribui alimentos durante todo o ano. A equipe faz o cadastro das instituições sociais e conforme o Sesc/PR recebe as doações de supermercados, campanhas próprias e apreensões, e a equipe encaminha para as entidades.
“A diferença que as pessoas têm ao destinar pelo Mesa Brasil é que aqui temos um controle maior de cadastramento das instituições. É um programa bastante seguro, porque temos transparência com tudo, todas as entradas e saídas de alimentos são feitas por meio de recibo. Os doadores recebem uma senha e conseguem acompanhar no site pra verificar as instituições que estão recebendo esses alimentos”.
Além disso, o gerente explica que as instituições também têm que apresentar uma série de documentações. E se a entidade fizer qualquer tipo de cobrança dos clientes ou taxa, não é possível participar do programa. De acordo com as informações, entre as instituições, a equipe do Mesa Brasil já distribuiu 10 sacos para a instituição Vidas por Vidas e Kolpping, o Albergue no bairro Xarquinho recebeu 30, enquanto o Albergue noturno conta agora com 20 sacos de laranjas.
A instituição Anjos Inocentes recebebeu 40 sacos e o programa ainda destinou cinco sacos para a Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG). Já a Aepapa ganhou 10 sacos, a Cáritas recebeu 40 e a Instituição João Paulo II conta agora com 30 sacos. Cada saco contém cerca de 18 a 20 quilos de laranjas.
APREENSÃO
A PRF apreendeu a carga de laranjas na quarta (13) na BR-277 em Guarapuava. Durante uma fiscalização, a equipe deu ordem de parada a um motorista de 30 anos de uma carreta. Questionado sobre a carga que transportava, ele informou ser laranjas à granel, apresentando quatro notas fiscais.
Logo em seguida, em fiscalização à carga para verificar a nota fiscal com a mercadoria, a PRF encontrou várias caixas de papelão escondidas em meio aos sacos de laranja. Havia uma grande quantidade de camarão de origem estrangeira sem comprovação documental de importação. Ao ser confrontado, o motorista afirmou que não sabia das caixas.
Diante disso, a polícia constatou o crime de contrabando e encaminhou o homem à Delegacia de Polícia Federal em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.