As inscrições para as instituições de ensino superior privadas atualizarem o cadastro do Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas. O prazo de cadastro do Prouni é até o dia 4 de outubro. De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, a medida é necessária para que estudantes não percam o benefício.
Para isso, as instituições deverão acessar o Sistema Informatizado do ProUni (SisProUni) e inserir a Certificação Digital. Assim, o procedimento é todo online. Esse tipo de atualização é obrigatório para os casos de matriculados no semestre em curso.
Portanto, não vale para situações de alunos que ingressaram no processo seletivo atual, pois seus dados foram recentemente registrados.
FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Ainda conforme o MEC, cabe à instituição confirmar a matrícula do beneficiado no semestre em curso e do rendimento acadêmico obtido no último período letivo. O procedimento é concluído com a emissão do Termo de Atualização do Usufruto de Bolsa.
Neste documento, é registrada a autorização para a continuidade da bolsa. O Ministério da Educação explica que para dar continuidade no benefício, o bolsista deveter alcançado o rendimento acadêmico mínimo exigido.
“É muito importante que o estudante compareça à coordenação do ProUni na própria instituição, pois a atualização da bolsa é o procedimento que garante a continuidade do benefício”, reforça o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior, Thiago Leitão.
Por fim, a assessoria informou que caso o coordenador não atualize a bolsa dentro do prazo estabelecido, a suspensão por ausência de renovação é automática.
Leia outras notícias no Portal RSN.