O Instituto de Criminalística d e Guarapuava contará com novos peritos a partir dos próximos dias. Vinte e sete profissionais certificados pelo Curso de Formação de Peritos Oficiais Criminais serão divididos entre Guarapuava, e as seções de Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Maringá, Umuarama, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Outros seis ficarão na sede, em Curitiba.
Esses 33 novos profissionais, nomeados pelo último concurso, realizado em 2007, passaram por três meses de curso, totalizando 412 horas de aulas em período integral. O interior do Estado irá receber a maioria dos peritos, que começam suas atividades em 18 de fevereiro.
As aulas foram ministradas pelos peritos mais antigos da corporação, que hoje assumem a chefia das seções em Curitiba. A grade curricular do curso foi dividida em 25 disciplinas, como balística forense; delitos de trânsito; genética forense; identificação de veículos; inquérito policial e legislação penal, além do estágio supervisionado.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Walter Gonçalves, que na cerimônia representou o secretário estadual da pasta, Cid Vasques, a contratação de novos profissionais demonstra o esforço e o apoio do governo Beto Richa, no sentido de ampliar a capacidade operacional. “Os novos peritos representam o investimento na área da Polícia Científica, que está sendo significativamente valorizada”, afirma.
A nomeação dos peritos é parte do investimento do Governo do Estado por meio do programa Paraná Seguro, que prevê a reestruturação da segurança pública, em todas as áreas. Só no Instituto de Criminalística, o investimento em novas viaturas, obras, aquisição de equipamentos e modernização somam R$ 45 milhões.
Com foto e informações da assessoria da Sesp.