Da Redação, com assessoria
O Instituto São José recebeu a visita da Assistente Social da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carla Novacovski, que realizou vistorias na aquisição de equipamentos, materiais e brinquedos pelo Projeto de Manutenção da Pediatria do Hospital São José, por meio das doações do Imposto de Renda, do banco de projetos do Fundo da Infância e adolescência (FIA), exercício 2014.
Segundo Ana Carla o Instituto São José aplicou todo o recurso de forma correta, seguindo todas as recomendações do FIA. – “Vim até o Instituto São José para estar vistoriando e verificando o recebimento dos recursos cofinanciados com o Estado, através do Banco de Projetos deliberado pelo Conselho Estadual do Direito das Crianças. O Instituto São José firmou esse convenio o ano passado e hoje estamos finalizando e verificando o recebimento e a aquisição dos equipamentos e materiais para a manutenção da pediatria, observei que foram adquiridos todos os equipamentos e materiais de forma correta”.
O Projeto de Manutenção da Pediatria conseguiu com as doações fazer várias benfeitorias no espaço que atende as crianças enfermas. Foram adquiridos mais de 10 colchões hospitalares, lençóis, travesseiros hospitalares, suportes para soro, brinquedos pedagógicos, livros, bonecas, além de melhorias na estrutura física do Hospital São José.
Anualmente o Instituto São José lança campanhas para sensibilizar empresas e a sociedade civil a destinar uma porcentagem do imposto de renda para o projeto de manutenção da pediatria do Hospital São José. É de grande importância reverter os impostos em ações diretas, principalmente em questões de saúde. Muitas pessoas já aderiram à campanha do Instituto São José “Seu imposto usado no Hospital da sua cidade”, pois acreditam no trabalho que a Instituição realiza, além de estarem revertendo parte do imposto que vai para o governo e investindo em uma boa causa.
A Assistente Social Ana Carla reforça que as doações para o Instituto São de grande valia para o atendimento as crianças. “O Instituto São José tem esse projeto como referência do município e região, então peço para que as empresas, entidades, pessoa física, colaborem e repassem as doações através do imposto de renda para o Instituto São José. Nós pedimos que ajudem, pois esse recurso é muito importante para as crianças internadas, para que elas tenham um momento de descontração, que sejam melhores atendidas, e que auxiliem na sua recuperação”.
Aos interessados em destinar o Imposto de Renda para o Instituto São José a data limite para doação é dia 30 de Abril. Na Declaração de Ajuste Anual (DAA) do exercício de 2015, ano-calendário de 2014, quando utilizado o modelo de DAA que permite a opção pela utilização das deduções legais, a pessoa física pode optar pela dedução das doações, em espécie, aos fundos controlados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente Nacional e Estadual – Paraná. As doações poderão ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o Imposto sobre a Renda devido apurado na declaração; Após o pagamento, encaminhar uma cópia do DARF pago para o Instituto São José, que o recurso doado será encaminhado para o Projeto de Manutenção da Pediatria do Instituto São José.