O Instituto Virmond, de Guarapuava, aceitou o convite da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do município para uma prestação de contas sobre as condições financeiras e dificuldades administrativas da instituição. Este convite foi deliberado no dia 19 de abril. A informação que a direção do hospital virá a público foi confirmada nesta sexta feira (4) pela assessoria da instituição ao Portal RSN.
O convite de prestação de contas para o Instituto Virmond foi motivado por um documento assinado pelos médicos da instituição e que pedia a regularização de débitos pendentes do hospital junto ao corpo clínico. O caso veio à tona em março deste ano e foi resolvido na semana passada após o Governo do Estado do Paraná liberar um adiantamento de recursos para a instituição (entenda aqui).
Esta será a primeira vez que o Instituto vem a público, na Casa de Leis, para falar sobre o assunto. Atualmente, as prestações de contas do hospital são feitas mensalmente e divulgadas através de Diário Oficial da União.
Em nota divulgada na semana passada, o presidente do hospital, Frederico Eduardo W. Virmond, mencionou que ir a público para falar sobre o tema era um desejo antigo da diretoria do Instituto. Segundo ele, há mais de seis meses, a instituição solicitou um convite para expor publicamente as dificuldades enfrentadas pelo hospital, visto que o Instituto Virmond atende a população guarapuavana. Frederico relembra, ainda, que a instituição não recebe nenhum repasse por parte da Prefeitura de Guarapuava.
“O hospital é uma instituição da comunidade e está aberto a qualquer cidadão que deseje ter acesso aos documentos da prestação de contas ou que deseje saber detalhes da situação financeira”.
Na nota divulgada na semana passada, Frederico atribuiu parte dos problemas financeiros da instituição aos baixos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também a contratualização, acordo financeiro firmado entre o governo estadual e a instituição. Até o mês passado, de acordo com informações da 5ª Regional de Saúde, o hospital tinha um teto de R$ 1,3 milhões por mês para recebimento de recursos do Governo do Estado.
A data em que a prestação de contas irá acontecer está sendo estudada pelo Instituto Virmond e deve ser divulgada em breve.