22/08/2023
Economia

Intenção de consumo cai 14,87% em um ano

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu pelo quarto mês consecutivo e registra 118,5 pontos em março. Na comparação com o mês imediatamente anterior houve queda de 7,13% e redução de 14,87% em relação a março de 2014. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Mesmo com a crescente propensão de redução dos gastos, a ICF paranaense está acima da média nacional, que marca 110,6 pontos neste mês. O índice permanece acima da zona de indiferença (100 pontos), indicando um nível ainda favorável.

Nas classes sociais que somam renda familiar de até 10 salários mínimos, o indicador encontra-se em 118 pontos. Em março do ano passado, o mesmo índice era de 138,2 pontos, configurando uma queda de 14,61%. Nas famílias de maior poder aquisitivo a intenção de consumo passou de 144,2 pontos em março de 2014 para 120,8 pontos neste mês, o que representa diminuição de 16,22%.

A situação no emprego é definida como mais segura para 47,1% dos paranaenses e 46,9% esperam algum tipo de promoção ou melhoria salarial. Para 75,9% dos entrevistados, a renda familiar está melhor do que no mesmo período do ano passado.

Ao avaliar o nível de consumo em comparação ao mesmo período do ano passado, 38,8% das famílias paranaenses diz estar comprando menos. Outros 25,3% mantiveram o nível de consumo, enquanto 35,8% afirmam estar comprando mais. Para 62,4% dos entrevistados, este é um bom momento para consumo de bens duráveis, sendo que em março do ano passado esse percentual era de 75,9%.

Cristina Esteche

Jornalista

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