Pinhão – O Interbairros 2009 reuniu mais de mil atletas da cidade em mais de 300 partidas em 14 modalidades. Tantos jogos precisaram de um boa equipe de coordenação e arbitragem, por ser um campeonato local, nada mais justo do que privilegiar os profissionais do município. Assim, toda a arbitragem foi feita por pessoas conhecidas pelas equipes.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Esportes, cerca de 40 árbitros trabalham na realização dos jogos. Entre eles, o iniciante Éderson Santos, mais conhecido como Edinho. Ele fez o curso de arbitragem na Federação Paranaense de Futsal no mês de setembro deste ano, e teve oportunidade de exercer o seu oficio já no mês seguinte. Foi muito legal, tive a chance de pegar experiência e de aprender durante o Interbairros, disse.
Para o árbitro, iniciar num campeonato local é fácil. É melhor, porque o pessoal é conhecido, e como não tenho experiência, preciso manter a concentração, principalmente na hora de interpretar os lances, que são muito rápidos, são segundos. Assim, um campeonato local é mais calmo. É bem melhor, afirma.
Para o futuro, Edinho pretende fazer uma faculdade de Educação Física, e pensa em realizar outros cursos de arbitragem, como de futebol de campo e basquete.
Experiência é o que também a pequena jogadora de vôlei, Taynara da Cruz Araújo, 12 anos, busca. Ela treina e joga voleibol pela equipe da Vila Caldas. Estou gostando muito de participar pela primeira vez dos jogos, enfatizou.
A atleta estuda no Colégio Estadual Santo Antonio, e em sua casa ela e seu irmão participam da competição esse ano. Taynara recebe incentivo da mãe que já participou das edições anteriores do Interbairros. Minha mãe sempre nos incentiva a praticar esporte, porque sabe que faz bem para nós. Não sei se vamos ganhar, mas o que conta é adquirir experiência, comentou. (Fatos do Iguaçu )
Foto: Edinho e Taynara: adquirindo experiências no Interbairros