Cristina Esteche
Termina nesta sexta (23), às 23h59, o prazo para que as mantenedores de instituições de ensino superior interessadas em ofertar o curso de medicina em Guarapuava, se cadastrem no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). O processo foi autorizado, por meio de edital, após contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de medicina.
Até o momento, duas faculdades privadas de Guarapuava estão preparadas e cadastradas para concorrer: Campo Real e Guairacá. Outras instituições de fora estiveram na cidade conhecendo a estrutura na área da saúde, mas não há confirmação oficial se estão habilitadas no edital.
Conforme o edital, após aprovação das propostas dos municípios, haverá 55 vagas para o curso de medicina em Guarapuava. A classificação final das propostas será divulgada em abril de 2015.
De acordo com a professora Lourdes Leal, que coordena o projeto de implantação do curso na Campo Real, caso a instituição seja a vencedora, o processo seletivo para a primeira turma será no primeiro semestre de 2016. O professor Joares Soares, diretor geral da Faculdade Guairacá foi procurado várias vezes, mas encontrava-se em reuniões.