22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná

Interior se mobiliza para ‘exportar’ cultura aos grandes centros

Reunidos no chamado G7, secretários municipais de Cultura de sete municípios, incluindo Guarapuava, criam programação colaborativa

cultura

Gestores culturais em Ponta Grossa (Foto: Cristian Lucas/SeCult)

Gestores culturais das sete cidades com política pública de cultura vão oficializar o G7. Conforme a decisão, que resultou do encontro encerrado nesta quarta (12), em Ponta Grossa, a ideia é mostrar o potencial do interior a partir de eventos colaborativos.

Ou seja, a movimentação, que começou há cerca de três anos, pretende deixar a informalidade, para possuir identidade jurídica. Conforme a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, assim será possível acessar recursos estaduais, federais e privados.  “Começamos esse diálogo em 2019 entre gestores de Guarapuava, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Toledo, Ponta Grossa, e Cascavel. Aos poucos a ideia foi ‘tomando corpo’, pois se percebeu a potencialidade de cada município que não perde em nada para Curitiba. Queremos mostrar que assim como a capital nos oferece espetáculos culturais, nós também podemos oferecer”.

Para viabilizar o projeto, a ideia é criar um calendário colaborativo entre os municípios envolvidos. “Pode ser espetáculos ou eventos itinerantes, por exemplo. Pretendemos criar um intercâmbio entre as programações”.

Reunião em PG (Foto: Cristian Lucas/Secult)

De acordo com o secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugel, que coordena o G7, neste ano duas leis vão fazer diferença no cenário cultural no Brasil. Ele se refere às leis ‘Paulo Gustavo’ e ‘Aldir Blanc 2’. “As novas leis devem transformar o cenário cultural e esses municípios, destaque no Estado, precisam estar atualizados quanto às mudanças para melhor adequarem-se a elas. O que pode ser feito com essa união, parceria e troca de informações”.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

E foi justamente o que ocorreu no Fórum dos Gestores em Ponta Grossa. As equipes fizeram visitas técnicas nos espaços culturais da cidade anfitriã. Três agentes administrativos da Secretaria de Cultura de Guarapuava encontram-se estagiando nesta semana em PG. Conforme Cristian Lucas, assessor da SeCult de Guarapuava é a mais nova do Paraná, com apenas oito meses de criação. “Ponta Grossa é uma das mais antigas. Estamos aqui  numa troca de experiências, buscando o know-how para a seleção de editais, entre outras informações”.

Conforme Felchak, os gestores do G7 representam mais de dois milhões de paranaenses e diferentes cenários culturais vibrantes. “Essa representação nos dá argumentos para articulações e criação de projetos. É uma só voz falando que a cultura do interior do Paraná é potente. Juntos podemos fazer grandes coisas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo