Com as baixas temperaturas verificadas nos últimos dias em Guarapuava, a população tem que tomar mais de cuidado com as doenças de inverno. Asma, amigdalite, bronquite, rinite, sinusite, resfriado, gripe e pneumonia, estão entre os males típicos dessa época do ano e aumentam o número de internações em hospitais da cidade. No hospital Santa Tereza, por exemplo, o número de pessoas internadas com pneumonia chega a 10%.
De acordo com o pneumologista Marcos Brem, essas doenças, entretanto, podem surgir em qualquer época do ano, mas no frio elas aparecem com mais frequência pois as pessoas tendem a manter janelas e portas fechadas, não havendo circulação do ar e fazendo com que o ambiente fique mais favorável para à transmissão de doenças.
Muitas dessas enfermidades podem ser tratadas em casa, mas sempre com a orientação de um médico. Caso a pessoa não tome os devidos cuidados, como se alimentar bem e estar sempre agasalhado, uma gripe uma trazer complicações. O pneumologista Marcos Brem, diz que as pessoas deveriam tomar o mesmo cuidado quando tiveram na época do vírus H1N1. “ Temos que cuidar da higiene, evitar o contato com a pessoa gripada, tomar bastante água e comer frutas e verduras”, lembra o pneumologista.
Devido a baixa imunidade o número de internações tem maior incidência em crianças e idosos. O pediatra, Carlos Rogério da Silva Santos, explica que nesses grupos os agentes de defesa do organismo são baixos, por isso a facilidade de uma criança ou uma pessoa com mais de 60 anos pegar uma dessas doenças. “A mãe tem que ficar sempre atenta e deixar o lugar onde a criança se encontra sempre arejado e utilizar alimentos com vitamina C”, fala o médico.