A audácia de um interno da Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG) marcou a fuga dele nesta sexta (6). Diogo da Silva Maia, de 30 anos, saiu ‘numa boa’, caminhando, e nem se preocupou em tirar uma das peças do vestuário de indentificação. Logo após, ele começou a correr e não foi encontrado.
Vídeos recebidos pelo Portal RSN mostram a tranquilidade da fuga. Esta é a segunda fuga nos últimos sete dias. Em 29 de novembro, Rafael Rosa Rocha, de 21 anos, saiu para trabalhar e não retornou. Já o fugitivo desta sexta deixou as dependências de uma fábrica de palitos.
Por se tratar de uma unidade de progressão de pena, apenados podem sair para trabalhar e estudar. No local não existem celas, nem algemas, nem grades, embora se trate de regime fechado. Entretanto, os internos não são faccionados e ficam soltos.
Para estar na Penitenciária, o apenado precisa passar por uma ‘seleção’. E pra se manter na unidade, precisa ter disciplina. Os presos da PEG UP são selecionados de acordo com o decreto 11.169/2018 e da portaria 065/2019. Uma vez que não retornam ou ‘saem’ da Unidade perdem essa condição e retornam à cadeia pública, caso sejam recapturados. *Veja o vídeo abaixo!
*Reportagem atualizada nesta sexta (6), às 12h41, para correção de dados.
Leia outras notícias no Portal RSN.