Dez sentenciados internos na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e outros 10 do regime semi-aberto cursarão Arte- Educação na Unicentro. A abertura do curso aconteceu na tarde desta segunda-feira (30). O curso será à distância com a duração de quatro anos.
A iniciativa da Universidade Aberta Brasil (UAB)/Unicentro atende uma solicitação da Secretaria do Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para que as universidades oferecessem cursos de formação inicial, formação continuada e educação profissional aos apenados do Sistema Prisional do Paraná.
Para Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora da UAB/Uncientro, a realização desta proposta de trabalho é inovadora e só foi possível graças a adesão do Departamento de Arte-Educação da Universidade e do coordenador do curso, professor Clóvis Cunha, bem como ao apoio irrestrito da Diretoria de Educação a Distância da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/CAPES/MEC), por meio dos seus diretores: professora Alvana Maria Bof e professor Marcelo Ferreira. A professora Maria Aparecida salientou ainda que as vagas ofertadas são oriundas de vagas remanescentes do curso e, que a iniciativa, otimiza a utilização de vagas das universidade públicas.
O curso será acompanhado pelos professores e tutores da Unicentro, apoiados pelas pedagogas do sistema prisional.
Estiveram presentes na solenidade o Reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a representante da Secretaria de Justiça, Sonia Schober, o diretor da PIG,Anderson Uchak e o diretor do CRAG, Willian Daniel de Lima Ribas.
Foto/ Ilustrativa/arquivo da RSN