22/08/2023



Brasil Cotidiano Previsão do tempo

Inverno começou hoje às 11h58 e traz o dia mais curto do ano

Nesta quarta (21), o sol demorou mais para aparecer. O Solstício de Inverno é o dia do ano que tem menos horas de luz no Hemisfério Sul

A população pôde perceber que hoje o sol demorou mais para raiar. O Solstício de Inverno é o dia do ano que tem menos horas de luz (Foto: Anelize Marques/Portal RSN)

O Inverno começou hoje (21) às 11h58 da manhã. Em Guarapuava, a população que acordou cedo pôde perceber pelas janelas de casa que o sol demorou mais para raiar. Isso porque o Solstício de Inverno é o dia do ano em que se tem menos horas de luz no Hemisfério Sul. O sol nasceu mais tarde, às 7h12 e vai se pôr às 17h45.

De acordo com meteorologistas, o Inverno de 2023 na Região Sul pode decepcionar os amantes do frio que estão esperando temperaturas baixíssimas. Isso ocorrerá por causa do fenômeno meteorológico El Niño, que acaba aumentando as temperaturas nessa época do ano. Porém, se você é um dos moradores que estavam esperando neve em Guarapuava este ano, não perca totalmente as expectativas.

SERÁ QUE NEVA?

Conforme o Inmet/Inpe, no Paraná as previsões indicam chuvas abaixo da média. Contudo, é possível que os dias amanheçam com formação de geada e até queda de neve em áreas serranas e planaltos. Será que vem neve depois de 10 anos em Guarapuava? Então o cenário gélido e branco desejado por muitos, pode ser uma realidade.

Além disso, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê nevoeiros. Eles serão muito comuns pela manhã, pois devido às inversões térmicas as névoas se concentram e acabam diminuindo a visibilidade.

Mesmo com um Inverno menos rigoroso, ainda vamos ter um clima mais ameno, propiciando os costumes e tradições da temporada de sopinhas, dias preguiçosos embaixo do cobertor e bastante agasalho nas primeiras horas da manhã.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo