O inverno se despede de Guarapuava com um fim de semana chuvoso e temperaturas amenas. A Primavera começa oficialmente na próxima segunda (23) e conforme previsão dos meteorologistas, o regime de chuvas deve acompanhar a média histórica já registrada.
Nesta semana a Região foi surpreendida por uma pancada de chuva de granizo. No fim de semana a chuva deve continuar. De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) nesta sexta (20) ainda deve chover. O acumulado previsto para hoje é 28 milímetros. Entretanto, os ventos devem ser fracos e as temperaturas não passam dos 21°C.
Já sábado (21), os ventos ganham força. Ainda conforme o Simepar as chuvas devem ser registradas pela manhã, e dão uma pausa no início da tarde. Mas a partir das 16h pode voltar a chover. O céu deve ficar encoberto. O acumulado previsto para o dia é 7,2 milímetros.
Por fim, domingo (22), o último dia de inverno deve ficar nublado. Até o momento não há possibilidade de chuva. Entretanto os ventos ganham força e podem ser registradas rajadas de vento de até 44 km/h. Os termômetros variam entre 14°C e 21°C.
NOVA ESTAÇÃO
A Primavera começa gelada em Guarapuava. Os termômetros devem registrar a mínima de 7°C e a máxima de 19°C. Os ventos continuam com a mesma intensidade, e não há previsão de chuva. Mas, o céu deve ficar encoberto.
Segundo os meteorologistas, neste ano o regime de chuvas acompanhará o comportamento médio histórico, à exceção de outubro. Neste mês, deve ser registrado volumes abaixo da normal climatológica. As temperaturas, por sua vez, costumam oscilar, aumentando a medida em que a estação se consolida. Para este ano, tendem a ficar próximas ou acima da média histórica.
Os valores mais expressivos são registrados tradicionalmente nas Regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral.
“Grandes variações nas temperaturas ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias, devido ao deslocamento de frentes frias e tempestades intensas”, observa o meteorologista Reinaldo Kneib.
“O início da estação apresenta maior amplitude térmica, que é a diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, os quais diminuem progressivamente. Não está prevista a influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Leia outras notícias no Portal RSN.