A Santa Casa de Irati emitiu há seis dias, uma nota informando que os leitos de enfermaria estavam em 100% de ocupação. Além disso, houve a informação por parte da diretoria da unidade de saúde que a maioria dos pacientes tinha entre 20 e 30 anos.
Entretanto, nessa segunda (30) um novo decreto municipal entrou em vigor. A medida flexibiliza algumas atividades, mesmo com o aumento de casos e internamentos. O município contabiliza, ainda, dois casos confirmados da variante delta, sendo que os dois pacientes morreram.
Pelo decreto, as medidas seguem até 30 de setembro. Desse modo, fica deliberado o fim do toque de recolher e a liberação de shows e eventos em casas noturnas com 50% de capacidade de ocupação. Além disso, as determinações também contemplam as atividades esportivas.
De acordo com o decreto, fica permitida a prática de qualquer esporte. Inclusive, campeonatos com 50% de capacidade de público, em locais públicos e particulares. A limitação para encontros familiares fica em 40 pessoas. Já as atividades religiosas podem ocorrer em qualquer horário, com 60% da capacidade dos templos.
SOBRE A LIBERAÇÃO
O coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, afirmou que a liberação não contradiz o momento da saúde municipal. E que a flexibilização só foi possível por conta da tendência de queda nos números da pandemia e pela vacinação, que já chegou às pessoas com 22 anos. Desse modo, ele afirmou que “os dados estão favoráveis”.
Como Irati vem demonstrando uma tendência de queda dos números de casos e também de mortes, com o avanço da vacinação e os cuidados da população, somados à significativa diminuição da ocupação de leitos de UTI e enfermaria em toda a Macrorregião Leste, da qual Irati pertence, o Coef e a Prefeitura decidiram flexibilizar o último segmento, que estava a mais de 500 dias fechado. Estamos monitorando, diariamente, os casos e decidimos que a hora de liberar este segmento é agora. A Santa Casa de Irati dispõe de 11 leitos de UTI e 11 de enfermaria para atender a nove municípios da Região. Portanto, é compreensível que esteja sempre lotada ou em alerta. Porém, não é nossa referência para covid-19, e sim o HU de Ponta Grossa e o Rocio de Campo Largo, razão pela qual não vemos qualquer incoerência em nossa decisão.
Por fim, em nota, o prefeito Jorge Derbli que decretou a flexibilização de shows, festas e eventos esportivos destacou a importância da retomada para o setor. E pediu que a população evite aglomerações.
Portanto, se cuidem e evitem aglomerações. Estamos a um passo de vencer esta pandemia. Vamos juntos, vencer e voltar à nossa rotina, como antes.
Leia outras notícias no Portal RSN.