No dia 5 de dezembro, uma cerimônia marca a Inauguração da Casa de Passagem Indígena de Irati. Assim, a solenidade será às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores e é aberta a toda a população.
Assim, no mesmo dia da entrega oficial do novo espaço em Irati, ocorre uma mesa redonda de discussão sobre a política indigenista. A ocasião deve contar com com diversos profissionais e instituições, como a Funai, os indígenas da aldeia de Ivaí, e a antropóloga Aila Vilela Bozan, dentre outras autoridades ainda a confirmar.
A CASA
A Casa de Passagem Indígena, tem capacidade para 20 pessoas. Assim, é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade. Além disso, tem a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município de Irati para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e irá assegurar condições de dignidade a esta população.
A Casa de Passagem Indígena de Irati teve obras iniciadas em julho do ano passado. Conta com área total de 153,13 m², dos quais 72,81 m² são de ampliação e o restante, reforma. A casa possui três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros, e fica na Avenida Perimetral João Stoklos.
OUTROS ESPAÇOS NO PARANÁ
No Estado do Paraná apenas cinco Casas de Passagem Indígena, tornando o município de Irati um precursor e à frente de muitos municípios no Estado e também em âmbito nacional.
Assim, uma das pautas prioritárias da Secretária Municipal de Assistência Social através da gestão pública era a consolidação desse espaço como política pública e não apenas como uma política de promessas e de governo.
“Essa demanda é histórica no município e a sua consolidação demonstram a preocupação que a gestão vem tendo em acolher e assegurar condições mínimas a todas as comunidades presentes no município de Irati”, ressalta Sybil Dietrich, Secretária Municipal de Assistência Social.
“A Casa de Passagem Indígena no nosso Município significa um avanço na Política de Assistência Social que contempla o Trabalho Social com famílias Indígenas, sendo que esse processo foi minuciosamente construído de forma coletiva” complementa a secretária.
Existem no Paraná atualmente aproximadamente 9.300 indígenas, em 17 aldeias, habitando 85.264,30 hectares de terra. As tribos abrigam as etnias Kaingang, Guarani e seis remanescentes do povo Xetá.
Leia outras notícias no Portal RSN.